Solda de prata ou ouro, modo de identificação

Em joalharia, quando se fabrica uma jóia, utilizam-se diferentes tipos de solda consoante o grau de dificuldade da soldadura que se quer executar. Cada tipo de solda é adequado ao grau de fusão que se pretende atingir, mais baixo ou mais elevado de acordo com a delicadeza da operação em causa.

Existem 3 variantes da solda de prata, solda alta, média e baixa como veremos a seguir.

Tipos de Solda de prata – Ligas de solda de prata

Solda alta Solda média Solda baixa
Solda de prata com toque 730 milésimas em 100gr Solda de prata com toque de 700 milésimas em 100gr Solda de prata com toque de 670 milésimas em 100gr
Prata fina -73,gr Prata fina -70gr Prata fina-67gr
Liga 27gr Liga -30gr Liga -33gr
Cobre-27gr em termos percentuais 27% Cobre-28gr – em termos percentuais 28% + Latão-2gr -em termos percentuais 2% Cobre -19,8gr -em termos percentuais 19,8% +  Latão -13,2gr -em termos percentuais 13,2%
Grau de fusão – 773º C Grau de Fusão – 747º C Grau de fusão – 711Cº

Solda de prata

Quando se corta a solda em pequenas quadriculas, com uma tesoura de solda (tesoura de chapa), por vezes a solda dispersa-se e pode-se tornar complexo distinguir as diferentes quadriculas de solda se não estiver devidamente identificada. Assim, torna-se imprescindível uma identificação adequada dos diferentes tipos de solda, para que seja possível distinguir os diferentes tipos de solda. Pode-se tornar fatal, quando em um trabalho se utiliza um tipo de solda Alta, em vez de solda média, ou baixa.

Modo de identificação da solda de prata (ou ouro caso tenha soldas de ouro diferentes)

Solda de prata, identificação

Para facilitar todo este processo de identificação dos diferentes tipos de solda de prata (ou quem tiver diferentes tipos de solda de ouro) podem-se utilizar códigos de cor para distinguir o grau de fusão de cada uma das soldas.

Os marcadores de acetato de cores diferentes são excelentes para fazer esta marcação dos diferentes tipos de solda de prata.

  • Utilizar o vermelho em ambas as superfícies da solda alta (a cor mais quente para identificar o grau de fusão mais alto).
  • A cor preta para a solda média (solda com o grau de fusão médio).
  • E o azul ou verde para a solda baixa (solda com o grau de fusão mais baixo).

Deve-se pintar as duas superfícies de cada uma das chapas de solda de prata para facilitar o processo de identificação, mesmo depois das quadriculas de solda já cortadas.

É muito importante lembrar sempre que a solda deve estar completamente limpa e desengordurada antes de ser aplicada a película de cor. A pintura com caneta de acetato, ajuda a manter a solda limpa e evita a oxidação durante o tempo que não está a ser utilizada.

Para quem nunca utilizou este processo de identificação da solda, pode surgir a questão, se a película de tinta não será um agente facilitador da oxidação assim que se direcciona o fogo, no entanto, a tinta não interfere em nada, desde que seja aplicado o tincal (borax) e todos os procedimentos normais para executar a soldadura.



Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *