Perloirs, ferramentas de ourives para cravação de gemas

Perloirs – é uma ferramenta ou jogo de ferramentas em aço temperado, que é muito utilizado na cravação de gemas preciosas. estes pequenos instrumentos são utilizados com o auxilio de um mandril e tem como funcionalidade fechar garras em ouro, prata, cobre e latão .

Os jogos de Perloirs para cravação de jóias podem ter os tamanhos de 0 a 22.

Os Perloirs vendem-se nas lojas de ferramentas e equipamentos para ourivesaria/joalharia e encontram-se em embalagens com peças individuais ou em jogo.

Perloir, jogo para cravação de garras

  1. Jogo de perloirs
  2. Mandril para usar os perloirs para cravação
  3. Pormenor de um perloirs

Cravação Pavê é feita com um buril e também com a utilização dos perloirs

Existem diversos tipos de cravações de gemas no entanto é na  cravação em Pavê que são utilizados os perloirs, Esta é um tipo de cravação que consta essencialmente numa pavimentação da superfície da jóia de prata ou ouro com gemas, normalmente calibradas (tamanhos uniformes). Esta disposição das pedras preciosas tem de ser feita com ferramentas especiais para que seja possível permitir que fiquem com o máximo de proximidade, e são dispostas uniformemente sobre toda a superfície a preencher com gemas. As gemas são ajustadas em furos e presas à placa por pequenos grãos de metal, que são levantados usando-se o buril e os granulos esféricos são formados com o auxilio dos perloirs. Esta técnica de cravação de gemas é muito usada na alta joalharia.

perloirs, cravação pavê

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *