Desenho de Jóias 3d passo a passo, perspectiva isométrica

Para desenhar jóias é necessário ter algum conhecimento básico em geometria e ter uma noção de quais os instrumentos adequados que poderão auxiliar e facilitar todo o processo de construção do desenho de perspectiva. Neste caso em particular recorrer ao método de desenho de jóias 3d com perspectiva Isométrica.

O desenho de jóias, é muito minucioso e rigoroso e requer muita minúcia tal como a arte de fazer jóias em si. O desenho de perspectiva isométrica no desenho de jóias é comum visto que este, é um tipo de perspectiva que não sofre qualquer

alteração nas medidas originais da peça.

Projecções Ortogonais – método europeu

Normalmente, num projecto de desenho de jóias bem elaborado, primeiro é necessário apurar todas as medidas exactas da jóia a projectar. Para que este procedimento seja bem realizado é importante iniciar pelo desenho das projecções ortogonais da peça a desenhar em perspectiva isométrica.

De entre as projecções axonométricas, a isométria é a mais utilizada prin­cipalmente porque não carece de coeficientes de redução (r = 1) e os ângu­los de fuga são ambos de 30º permitindo assim obter perspectivas “verdadeiramente rápidas” (Fig. 4.4).

 

Esquema de apresentação da perspectiva isométrica para desenho de Jóias 3D

Perspectiva isométrica, desenho de jóias

 

As três dimensões principais de um objeto, mostrada na figura:

– Largura (L);
– Altura (H);
– Profundidade (P).

Desenho de Aliança em perspectiva Isométrica

Antes de se desenhar o anel em si, é necessário construir uma caixa auxiliar, com as medidas exteriores e interiores da aliança. Só depois de se fazerem estes procedimentos se faz a construção do desenho da jóia em si.

Desenho de jóias – desenho de joalharia 3d – construção da caixa/estrutura para desenhar anel

Procedimentos do desenho

Desenho Final

Desenho de joalharia, aliança

1º Passo – Com uma régua, desenhar uma linha horizontal (A) com  20mm. Esta linha é a linha inicial que nos vai ajudar a construir a caixa com as linhas das medidas exteriores para desenhar a joia (anel) no seu interior.

Procedimentos do desenho

Desenho Final

Desenho de Joias, joalharia passo a passo

2º Passo – Alinhar um esquadro Isósceles (45º/45º/90º) com a linha horizonhal (pode usar uma régua T como auxiliar) e traçar uma linha vertical (perpendicular à linha horizontal – 90º) com aproximadamente 20mm. Como verificamos o desenho da caixa que serve de estrutura ao anel começa a ganhar forma.

Procedimentos do desenho

Desenho Final

Desenho de joias, joalharia passo a passo

3º Passo – Alinhar um esquadro escaleno (30º/60º/90º) com a linha horizontal (pode-se utilizar uma régua T como auxiliar) e posicionar a extremidade do esquadro (30º) na intercepção da linha (A) com a linha (B). Traçar o desenho de uma terceira linha (C) com aproximadamente 10mm. Posteriormente, posicionar o bico do esquadro, precisamente no mesmo ponto, mas no lado direito da linha vertical, ou seja fazer espelho horizontal do posicionamento do esquadro para fazer a  linha de 30º (D).

Procedimentos do desenho

Desenho Final

Desenho joalharia, perspectiva isométrica

4º Passo – Alinhar a base do esquadro isósceles com a linha base horizontal e a parte vertical na extremidade da linha C (lembrar que a linha C tem 10mm), e Traçar uma linha vertical (paralela à linha B) com 20mm. Posteriormente, Manter o esquadro alinhado com a linha horizontal e desliza-lo até à extremidade da linha D (a linha D tem 20mm), e traçar outra linha vertical com 20mm. Aos poucos vai-se configurando o desenho da caixa base com as medidas totais do anel que vamos desenhar.

Procedimentos do desenho

Desenho Final

Desenho de Joias 3d passo a passo, perspectiva isométrica

 

5º Passo – Posicionar o esquadro escaleno alinhado com a linha horizontal A , de forma a que intercepte a linha C e E, e traçar a linha G (20mm). Cada vez se define mais a caixa de linhas auxiliares para fazer o desenho da aliança.

Procedimentos do desenho

Desenho Final

Perspectiva isométrica, desenho de joalharia

6º passo –  Unir a extremidade da linha G com a extremidade da linha B.

Procedimentos do desenho

Desenho Final

Desenho de joalheria 3d, perspectiva isométrica

7º Passo – Com o esquadro isósceles alinhado na linha horizontal (A) Desenhar uma linha vertical (I) através da intercepção das linhas G e H. O desenho isométrico desta estrutura é sempre baseada nas medidas exteriores da peça que se pretende desenhar.

Procedimentos do desenho

Desenho Final

Desenho de Joalharia 3d, perpectiva isométrica

8º Passo

8.1 – Nesta etapa, vamos medir em todas as linhas verticais 20mm e marcar um ponto.

8.2 – Unir com rectas todos os pontos do topo da caixa com as medidas exteriores do anel.

Procedimentos do desenho

Desenho Final

Desenho de joias, perspectiva isométrica

9º Passo – Desenhar as linhas representativas largura inferior do anel, tendo em conta que esta largura é de 5mm, devem-se traçar 2 linhas a 2,5mm das linhas da base da estrutura (caixa). Como se pode ver a vermelho na figura em cima.

Procedimentos do desenho

Desenho Final

desenho de Joias 3d, perspectiva isométrica

10º passo – Desenhar linhas para unir os 4pontos da medida base interior da caixa, com os 4 pontos do topo da caixa. Está, agora, completa a estrutura exterior do desenho de perspectiva isométrica, construir no interior do desenho da caixa em perspectiva isométrica, o desenho do anel através de linhas auxiliares baseadas nas medidas das vistas ortogonais do anel apresentadas no cimo deste artigo. Em baixo, apresentamos a imagem final do anel, desenhado em perspectiva isométrica , dentro da estrutura que acabamos de desenhar.

desenho de joalheria 3d, perspectiva isométrica

O desenho de Jóias 3d passo a passo neste artigo é apresentado em perspectiva isométrica, no entanto para desenho de joalharia podem-se optar por outros métodos, desde que facilitem o processo de desenho e tornem a apresentação gráfica mais clara e objectiva.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *