Desenho técnico, para um projecto de desenho de jóias

Desenho técnico, para um projecto de desenho de jóias

Projecções Ortogonais – método europeu - desenho técnico

Normalmente, para concretizar um projecto de joalharia é necessário fazer uma apresentação gráfica do desenvolvimento das peças. A importância de fazer um desenho de jóias bem elaborado, é fundamental para conceber um projecto de joalharia profissional. Em primeiro lugar é necessário apurar todas as medidas exactas da jóia a projectar. para que seja possível elaborar o desenho técnico. Para que este procedimento seja bem realizado é importante iniciar pelo desenho técnico das projecções ortogonais da peça a para depois a desenhar em perspectiva isométrica.

De entre as projecções axonométricas, a isométria é a mais utilizada prin­cipalmente porque não carece de coeficientes de redução (r = 1) e os ângu­los de fuga são ambos de 30º permitindo assim obter perspectivas.

No desenho técnico, a projecção ortogonal de uma jóia ou de qualquer outro objecto, em plano de projecção é designada por vista ortográfica. Cada jóia pode ser representada por múltiplas vistas diferentes direcções, de forma sistemática da forma de objetos 3D. A projecção ortogonal é uma representação bidimensional de um objecto tridimensional apresentada no desenho técnico de um projecto.

Na apresentação de projectos de engenharia, para que seja possível executar o processo de fabricação, é necessária uma descrição minuciosa, completa e clara da forma e do tamanho de um objecto que está a ser projetado e apresentado para que seja possível a sua concepção sem o mínimo de erro.

Vistas – Projecções Ortogonais

No desenho técnico, cada vista apresenta determinadas informações, a vista frontal mostra a verdadeira grandeza e forma de superfícies que são paralelas à frente do objecto.

As seis vistas principais, mostrada na imagem em baixo:

- Vista frontal (VF);
- Vista superior (VS);
- Vista lateral esquerda (VLE);
- Vista lateral direita (VLD);
- Vista posterior (VP);
- Vista inferior (VI).

Critérios para escolha da vista frontal:

  • Maior número de detalhes voltados para o observador;
  • Posição de uso, fabricação ou montagem;
  • Maior área ( desde satisfaça o primeiro item );
  • Vista que proporcione uma VLE mais detalhada e com menor número de linhas invisíveis.

Projecções Ortogonais – vistas de anel – desenho técnico de joalharia - Método Europeu

Desenho técnico, projecções axonométricas

Para a apresentação de um projecto de desenho de joalharia, é necessário fazer uma apresentação das diversas vistas de uma jóia. Só com uma apresentação rigorosa, auxiliada pelo desenho técnico é possível fazer a leitura exacta de todos os pormenores constituintes desse mesmo projecto de joalharia. Neste caso, no desenho técnico, seria suficiente a apresentação de apenas 4 vistas da peça, visto que nas outras vistas observamos serem uma repetição das outras existentes.

Na imagem de desenho técnico, vimos representadas as vistas inferior, frontal, topo, lateral esquerda, lateral direita e posterior. esta representação de desenho técnico deve ser feita e apresentada de uma forma muito rigorosa.

Veja também:

Rhinoceros 3D e RhinoGold
Desenho de Jóias 3d passo a passo, perspectiva isométrica
Cetegoria(s): Desenho, Desenho Técnico e perspectiva Tags: , , , , ,

Deixe o seu comentário

Técnicas

Aprenda mais sobre as técnicas de fabrico de joalharia passo a passo, realize você mesmo os seus projectos e dê expressão ao seu potencial criativo.


Ferramentas

Aprenda a distinguir as diferentes ferramentas usadas no fabrico da joalharia e saiba mais sobre os materiais que pode usar nas suas criações.


Desenho

Aprenda a desenvolver o seu potencial criativo na realização de projectos de joalharia 3D e também de desenho técnico e ilustrativo à mão livre.


Curiosidades

Aprenda mais sobre Gemologia, História da Joalharia, Metalurgia e outros temas que irão enriquecer o seu conhecimento geral na área da Joalharia.