O banho de ródio, como se faz

Muitas vezes quando se adquirem jóias em ouro branco, elas vem com um brilho fantástico e um prateado cintilante um pouco mais luminoso do que a prata, essa camada sobre o ouro branco (de cor natural prateado amarelado) leva um banho de ródio para obter essa luminosidade e brilho prateado. No entanto com o uso, essa camada do banho de ródio tende a sair e a jóia aparece num tom mais amarelado, tom original do ouro branco. Normalmente quem adquire a jóia de ouro branco fica confusa e qustiona-se sobre o que se passa, se foi enganada…mas não a questão certa que a pessoa deve fazer é…Ródio, o que é e como se faz??

O banho de Ródio, também designado por Galvanoplastia é um processo de aplicação de uma camada muito fina de metal precioso sobre a superfície de jóias por métodos de deposição electro-química.
Ao recorrer a uma corrente eléctrica, carregada positivamente, os íons metálicos vão se mover através da solução e aderir a uma carga negativa representada pela peça de joalharia.

O ródio (Rh) é um elemento químico metálico pertencente à classe dos metais de transição e ao grupo dos metais da platina, de cor branco-prateada, dúctil e quebradiço, que se localiza no grupo 9 e período 5 da Tabela Periódica.

O banho de ródio é feito com o auxilio de um aparelho electrico próprio para este efeito. No entanto antes de colocar as jóias, é necessário fazer um preparado liquido próprio para dar um banho de ródio.

Banho de rodioComparação ente o ouro amarelo, ouro branco e ouro branco com banho de Ródio

  1. Ouro amarelo
  2. Ouro branco
  3. Ouro branco com banho de ródio

Materiais e químicos necessários para o banho de ródio

  • Cuba de vidro
  • Liquido preparado – 20 gramas de ácido sulfurico e 2 gramas de sulfato de ródio por cada litro de água destilada

ATENÇÃO – Também se pode comprar a solução para fazer o banho de ródio já preparada

 Preparação da mistura para o banho de Ródio

Colocar o liquido preparado dentro da cuba de vidro. Na preparação da mistura, deve-se colocar sempre a água em primeiro lugar, para evitar que o ácido salpique e faça queimaduras, só depois será colocado o ácido sulfúrico (condutor de corrente eléctrica) e o sulfato de ródio.

 Procedimentos do banho de Ródio

Depois de feita a mistura da solução e colocada dentro da cuba de vidro, coloca-se uma placa de platina ou uma placa de titânio platinado, que tem a função de polo positivo (anodono). Posteriormente, colocam-se as jóias que se pretende dar o banho de ródio, que devem manter um certo distanciamento entre elas. As jóias, funcionam aqui como o polo negativo Cátodo).

Ambos os polos, positivo + (platina) e o polo negativo – (as jóias) devem ter uma ligação entre si, através de fios, aos polos positivo e negativo de um rectificador, que transforma a corrente alternada em corrente contínua.

Depois de ser ligado o aparelho para dar banho de ródio, a corrente electrica é conduzida através da solução e extrai o ródio metálico contido no sulfato de ródio (valencia positiva) transportando-o para a jóia que está devidamente ligada ao polo negativo. O facto das jóias estarem ligadas ao polo negativo, faz com que atraiam as particulas de ródio libertadas durante o banho de ródio, que são posteriormente atraidas e depositadas sobre a superficie das jóias, criando assim uma pelicula fina de ródio. Este banho de ródio, confere às jóias de ouro uma aparência prateada, no entanto um prateado bastante mais metálico, luminoso e brilhante que a prata.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *