Vender ouro usado, procedimentos e cuidados

Vender ouro usado, procedimentos e cuidados

Muitas pessoas vivênciam momentos desafiadores ligados à estabilidade económica, e por vezes a vida apela a muitas famílias a vender ouro usado. Também outros motivos podem impelir as pessoas a desfazerem-se de pertences em ouro e fazer uma troca de dinheiro por ouro. Esta necessidade, desperta um acréscimo interesse aos que se aproveitam destas dificuldades para comprar o ouro que outros tem de vender ouro usado por necessidade.

É necessário ter atenção ao Vender ouro usado,  procedimentos e cuidados, ter os conhecimentos certos para que a pessoa que está a vender o ouro usado não fique prejudicada e sofra perdas por desconhecimento. A vender ouro usado pode ser rentável se for bem negociada. Quando for vender ouro usado, é essencial saber  se a jóia velha vale o seu peso em ouro para que se faça uma boa venda.

Existem alguns critérios de Avaliação tidos em conta quando se está a vender Ouro usado. São esses critérios que conferem o valor do ouro usado, ao dirigir-se a uma ourivesaria ou a um comprador de Ouro usado são realizados, pelo especialista, alguns procedimentos que permitem uma classificação da peça de ouro usado e uma respectiva atribuição de valor monetário correspondente.

Comprar ouro usado obedece a certos critérios, quem compra paga o valor do material, ouro, pedras, etc.  no entando quando a estamos a proceder à venda do ouro iremos apenas receber o valor do peso em ouro, e dependendo da honestidade e conhecimentos do comprador, ele irá também ter em conta as pedras valiosas e pagar o preço do ouro usado à grama que seja justo pelo conjunto, metal e pedras.

Quando se faz a avaliação da peça de ouro usado, estipula-se logo à partida se a peça vai ser para revenda ou se irá ser reciclada, e isso interfere também na classificação da peça e também no preço.

Valor do ouro usado, critérios de avaliação:

Tipo de peça de ouro
O preço da venda do ouro varia consoante o tipo de peça. Também, um fio de ouro vale mais que um anel por ser mais fácil a revenda.

Antiguidade da peça de ouro usado

Na venda do ouro, a antiguidade da peça também influencia a valorização da peça. Quanto mais antiga for a sua jóia, mais valiosa é, isto se esta for para revenda e não para fundir.

Peso da peça de ouro usado

Quanto mais pesado for o objecto, mais dinheiro se recebe por ele. A venda do ouro e a compra é feita à grama.

Estado de conservação – Se a peça de ouro usado estiver em bom estado de conservação, isto é, sem riscos, sem amolgadelas, quem vai comprar ouro usado atribui um valor mais alto à peça.

Pureza do ouro usado

A pureza do ouro, conhecida por quilates é muito importante no acto da venda. De acordo com os diferentestipos de ligas de ouro a peça de ouro usado terá maior ou menor valor. Quanto mais quilates (grau de pureza) tiver a peça de ouro usado, mais valor terá, sendo os 24 quilates (1000 milésimas) o valor máximo.

Estes critérios anteriormente referidos na venda do ouro classificam e atribuem, em conjunto, o valor do ouro usado, o que permite assim estabelecer o preço da peça que se deseja vender.
O ideal é sempre a pessoa que quer vender o ouro usado pedir uma avaliação a diversas ourivesarias/especialistas na compra e venda de ouro usado, para ver qual delas oferece mais dinheiro.
Se a peça de ouro for muita antiga ou muito rara, é provável que lhe façam uma série de perguntas, pois podem desconfiar da sua origem (peça roubada).

Outras dicas para vender ouro usado

  • Esteja sempre atento, quando entra em lojas ou locais de venda do ouro usado, e certifique-se que as suas peças não são trocadas por peças mais leves
  • É importante que entre em valias lojas de venda de ouro usado, para ter a certeza que lhe estão a atribuir a cotação do ouro correta. Visite pelo menos 3 lojas de venda de ouro usado antes de tomar as suas decisões de venda. Assim evita que o seu ouro seja vendido pelo preço do ouro a grama inferior ao valor real das suas peças.
  • Tente fazer perguntas sobre a avaliação das peças, a quem está a comprar o ouro e saiba quais os critérios que usam e sempre que visita outra loja utilize os mesmo termos técnicos dos avaliadores, para que os compradores de ouro usado percebam que estão a lidar com uma pessoa entendida na matéria. Evitando assim que o enganem e os compradores de ouro usado tentarão ser mais correctos na avaliação do preço do outro e atribuição do preço do ouro a grama.
  • Tente vender o ouro usado em ourivesarias em vez de ir a lojas especializadas de compra e venda de ouro, pois pagam melhor.
  • Nunca se mostre muito interessado à pessoa que está a comprar ouro, e manifeste o seu interesse apenas pela avaliação e perceber se realmente vale a pena vender.
  • É importante leve já as peças já pesadas de casa para ter uma noção do que pode render.
  • Quando vender ouro usado, peça um recibo da venda.

Os especialistas que se dedicam a comprar ouro usado, fazem normalmente avaliações gratuitas, no entanto quem estiver a pensar vender ouro usado, deve ter procedimentos e cuidados que salvaguardem a sua segurança e a venda de ouro usado por um preço justo.

Veja também:

Serrar formas em chapa de metal passo a passo - exercício 2
Vulcanização, vulcanizadora
Teste do Ouro, como saber a liga que tem uma jóia em ouro, avaliar ouro
Cores do ouro e suas ligas
Cetegoria(s): Curiosidades, Metais Preciosos Tags: , ,

Deixe o seu comentário

Técnicas

Aprenda mais sobre as técnicas de fabrico de joalharia passo a passo, realize você mesmo os seus projectos e dê expressão ao seu potencial criativo.


Ferramentas

Aprenda a distinguir as diferentes ferramentas usadas no fabrico da joalharia e saiba mais sobre os materiais que pode usar nas suas criações.


Desenho

Aprenda a desenvolver o seu potencial criativo na realização de projectos de joalharia 3D e também de desenho técnico e ilustrativo à mão livre.


Curiosidades

Aprenda mais sobre Gemologia, História da Joalharia, Metalurgia e outros temas que irão enriquecer o seu conhecimento geral na área da Joalharia.