Corte a laser

O corte a laser é uma tecnologia cada vez mais utilizada para fazer um corte incisivo e perfeito em determinados materiais. No corte a laser não provoca aquecimento e assim também não interfere nos materiais que são cortados.

A palavra LASER deriva da sigla de Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, que no idioma português significa “luz amplificada pela emissão estimulada de radiação”.

O corte a laser é tido como um processo que deriva da estimulação molecular e da consequente transmissão das moléculas para níveis mais baixos de energia (o “arrefecimento” do material por um meio activo, sendo ele sólido, líquido ou gasoso).

Como funciona o corte a laser?

As máquinas de corte a laser desempenham o processo de corte a laser, que emerge inicialmente, pela estimulação radioativa da luz, que é, assim, amplificada, o que produz um poderoso feixe de luz. Ao ser aplicado, esse feixe (que é energia luminosa concentrada em um raio único) irá alterar a composição molecular de uma superfície estável (ou seja, do material a ser trabalhado), possibilitando, então, que o corte a laser seja um corte  perfeito dessa superfície (seguido da etapa de arrefecimento).

Porque razão o corte a laser é tão vantajoso?

O corte a laser, é muito vantajoso e é um processo que aumenta exponencialmente a qualidade da produção, sendo recomendado para todos os projectos que exigem medidas e padrões com exactidão, que não seriam atingidos com a utilização de ferramentas convencionais.

O corte a Laser é um método de corte de padrões altamente precisos dos mais diversos materiais como

  • Plástico
  • Metal
  • Madeira
  • Acrílico
  • Peles
  • Etc,

E quase todos os outros materiais trabalhados pelo homem podem ser submetidos a corte a laser.

O corte a laser normal, ocorre com 1000 a 2000 watts de energia – a potência suficiente para efectuar o corte a laser nos materiais mais comuns . A profundidade de corte atingida fica em torno dos 20mm.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *