Cortar tubo passo a passo

Alicate de cortar tuboCortar tubo, nem sempre é uma tarefa simples, muitas vezes é necessário cortar pequenos tubos com as mesmas dimensões e com as extremidades completamente paralelas. Existem vários métodos para cortar tubo de pequenas dimensões. Aqui apresentamos duas soluções simples para cortar tubo, com as mesmas proporções e completamente regular no corte.

Cortar tubo com alicate de cortar tubo

O alicate de cortar tubo (tube  cutting pliers) , é uma alternativa muito em conta, que permite cortar tubo  de uma forma muito precisa. É um alicate próprio para o efeito, tem alguns encaixes para tubos de diferentes diâmetros  e como se pode ver na imagem, o alicate tem um corte a meio, onde permite que a serra de ourives entre e corte o tubo com a maior precisão. No entanto este alicate para cortar tubo, não ajuda a dimensionar o comprimento dos tubos, ou seja, se quisermos cortar vários tubos com o mesmo comprimento teremos de fazer medições em cada um dos pedaços de tubo. No entanto a ferramenta de cortar tubo que apresentaremos a seguir, o “Corta charneira” (tube cutting jig).

Corta Charneira, instrumento manual para cortar tubo

corta-charneira-cortar-tubo-canovão-canevão-ferramentas-joalharia-z

Esta é uma ferramenta muito utilizada em joalharia, é um instrumento que permite ajustar um determinado comprimento de tubo, permitindo assim que se cortem diversos pedaços de tudo com as mesmas dimensões.

  1. Corta Charneira visto no seu todo
  2. Corta charneira visto de cima, com as peças fora do sitio certo
  3. Corta charneira com o medidor/travão do tubo posicionado para cortar tubo com 20mm
  4. Corta Charneira com o tubo já posicionado, e com o eixo de suporte colocado sobre o tubo para ajudar a fixa-lo
  5. Corta Charneira colocado sobre a estilheira da bancada de ourives, preparado para colocar a serra de ourives na ranhura de corte.
  6. Posição correta de corte com serra de ourives, cortando o tubo no corta charneira posicionado corretamente sobre a bancada de ourives.

 

 

Cortar argolas em fio de metal com alicate próprio

Este é uma alicate muito específico, que não serve propriamente para cortar tubo, e sim par

Alicate para cortar argolasa cortar argolas. Depois de realizada uma espiral em fio de prata ou ouro de um diâmetro especifico, coloca-se a espiral no alicate, e com uma serra de ourives cortam-se as argolas uma a uma.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *