Abrasivos

Abrasivos são todo o tipo de materiais que sejam muito rígidos e que podem ser utilizados para funções como moer, afiar, polir, perfurar, desbastar, fresar, lixar, limar, etc. Os abrasivos encontram-se nos mais variados perfis e podem ser sintéticos ou naturais

Abrasivo é um material muito rígido, usado para moer, polir, afiar o corte, para desbaste, perfuração e polimento de superfícies, sendo que este material pode ser diferenciado em sintético ou natural. Muitos abrasivos sintéticos são equivalentes a um mineral sintético, no entanto, a diferença é apenas no fato de que os minerais sintéticos são fabricados e desenvolidos em laboratório, em vez de serem extraídos de minas. Quando são minerais naturais, geralmente são impuros e tendem a ser menos valiosos.

Os abrasivos podem ser encontrados nos seguintes formatos

  • Discos
  • Rodas
  • Cintos de blocos
  • Cilindros
  • Folhas
  • Grãos soltos
  • Etc,

 

Os abrasivos podem ter diferentes funcionalidades quando utilizadas, os abrasivos podem servir para

Quando muito utilizados, os abrasivos tendem a ficar revestidos com residuos dos materiais que desgastaram, muitas vezes perdem o grau de abrasividade. Em alguns casos basta limpar o material residual da superfície e revelar de novo o grão, em outros casos, o desgaste do material abrasivo não justifica o reaproveitamento e deverá ser feita a substituição. Tudo depende dos tipos de abrasivos e como eles são usados. Alguns abrasivos revestidos são também minerais que são usados da mesma forma como abrasivos sintéticos. A lixa é um dos melhores exemplos de abrasivos revestidos, pois são são estruturados para uso em lixadeiras orbitais.

Normalmente, os materiais utilizados como abrasivos ou são minerais duros (avaliados em escala 7 ou acima disso na Escala de Mohs de dureza mineral) ou de pedras sintéticas, algumas das quais podem ser química e fisicamente idênticas aos minerais naturais, mas não podem ser chamado de minerais já que não surgem naturalmente. (Embora úteis para fins comparativos, a escala de Mohs é de valor limitado para os engenheiros de materiais, pois é uma escala irregular.) Mesmo os minerais mais macios, como o carbonato de cálcio são usados como abrasivos, tais como agentes de “polimento” no creme dental.

Os abrasivos ligados são um composto por um material abrasivo contido dentro de uma matriz. Essa matriz é chamada de ligante e muitas vezes é uma argila, resina ou uma borracha. Essa mistura de ligante e abrasivo é normalmente moldada em blocos, bastões ou rodas. Os abrasivos mais comuns são de óxido de alumínio. Também são comuns carboneto de silício, carboneto de tungsténio e granada.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *