Aluminio anodizado

Atualmente, cada vez mais pessoas se questionam sobre “o que é o alumínio anodizado?” e como funciona a anodização. Esta técnica de alumínio anodizado, está cada vez mais implantada seja na arquitetura, seja na decoração de máquinas fotográficas, eletrodomésticos, Joalharia contemporânea, etc.

Para que se possa ter alumínio anodizado é necessário ter um pouco a noção do que é a anodização e os correspondentes processos de eletrólise. E funciona bem em qualquer perfil de alumínio.

Processo do alumínio anodizado

Aluminio anodizado

Anodização é um processo de eletro-química, que se dá na superfície do perfil de alumínio. O processo de alumínio anodizado cria um oxido de alumínio sobre a superfície do perfil, que visto ao microscópio é como uma estrutura de favo de mel. Esta camada de oxido porosa, permite que a superfície do alumínio possa receber cor, ser tingida, estampada e colorida. As moléculas de água, são muito finas e podem atingir o fundo dos microscopicos poros. A anodização do alumínio permite o apareciento destes poros microscópicos, onde apenas moléculas pouco densas podem penetrar no seu interior e ai permanecer se os poros forem posteriormente selados. A camada exterior do alumínio anodizado tem uma espessura muito fina, por vezes chega a atingir 1,5mm. O alumínio depois de anodizado tem apenas o efeito de uma fina camada de pó de alumínio natural oxidado.

A coloração é um processo independente do processo de aluminio anodizado

Alumínio anodizadoMuita pessoas pensam que o processo de anodização de alumínio é o processo de coloração, no entanto a anodização funciona apenas para criar uma camada de oxido sobre a superfície do alumínio que o torna poroso e fica então recetivo a ser tingido, estampado e colorido. No entanto essa camada de alumínio que está recetiva à cor, depois de ser tingida fica ainda num processo incompleto. É necessário depois selar os poros de anodização para que a cor fique protegida e se mantenha intacta na superfície do alumínio anodizado. O resultado é um revestimento bonito e durável, bastante resistente a riscos e batidas, mantendo as cores e texturas intactas a pequenos  toques  e arranhões.

Para fazer Joalharia, compram-se já, em empresas de aluminio os diferentes perfis pré anodizados:

  • Chapas de alumínio
  • Tubos de alumínio 
  • Fios de alumínio

Na Joalharia, o importante, são os processos criativos e padronagem do alumínio anodizado e não o processo de anodização em si. Assim, comprar o alumínio pré-anodizado em empresas da especialidade, evita perder tempo com processos químicos desnecessários e o artista concentra-se simplesmente no processo de criação.

Texturas em alumínio anodizado

Antes de se obter o alumínio anodizado, as chapas são cortadas em tamanhos manejáveis ​​e texturadas com tecidos ou outros elementos que tenham relevos significativos que possam ficar registados no alumínio quando passado em uma laminadora de metal.

Anodização funciona como uma camada protetora, assim como também pode ser um acabamento decorativo. O revestimento de óxido que é acrescida na superfície é mais dura que o alumínio em si. O óxido de alumínio anodizado é um dos materiais utilizados para os abrasivos como as lixas.

Na arquitectura de exterioriores, muitos elementos decorativos também são feitos de alumínio anodizado, assim como as linguetas de alumínio brilhantemente coloridas da década de 1950.

Corantes usados para aplicar Cor no aluminio anodizado

Os corantes utilizados na produção de nossas cores aplicadas no alumínio anodizado, são semelhantes às tintas de tecido. A exposição prolongada à luz ultra-violeta pode ajudar a desaparecer. Assim, recomenda-se as peças de alumínio anodizadas sejam protegidas de um dia inteiro de sol.

Limpeza do Alumínio anodizado

O alumínio anodizado limpa-se facilmente com um pano húmido. Sabão neutro pode ser usado para manchas, depois lavado limpo. Não use produtos abrasivos para limpar o alumínio anodizado, porque possívelmente riscará a superfície. Evite líquidos de polimento, como os automativos.

 

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *