Anodização

A anodização é um processo electrolítico que é aplicado ao alumínio que forma sobre a liga de alumínio um óxido de espessura determinada. Para além de ser possível a anodização em alumínio é possível também anodizar outros metais Anodizaçãocomo nióbio, tântalo, titânio, tungstênio, zircônio.

Este processo de alumínio anodizado pode ter diversos fins, como Arquitetura, joalharia, equipamentos eletrónicos  etc. A anodização permite não só a cor natural do alumínio mas igualmente uma gama de cores conseguidas com a coloração eletrolítica, que vão desde a cor champanhe até ao preto, passando pelas cores bronze.

Na Joalharia e em outras artes, é também usada a estampagem e coloração do alumínio através da anodização.

Processo de formação da anodização

Anodização de aluminio

O processo de anodização, ocorre quando a superficie de alumínio é exposto a uma atmosfera criada para o fim, forma-se uma pelicula de oxido (Al2O3) de alumínio sobre a superfície da chapa ou outros perfis de alumínio. Esta película de oxido cria uma espécie de protecção sobre a superfície do alumínio anodizado que protege da corrosão.

A anodização é muito utilizada, atualmente, para fins decorativos, especialmente a anodização na joalharia contemporânea tem sido explorada com muito sucesso e faz trabalhos lindíssimos.

AnodizaçãoNa anodização, no que diz respeito à decoração da superfície dos perfis de alumínio, existem dois sub-tratamentos são habitualmente usados na anodização:

– O polido (resultado de um tratamento mecânico);
– O acetinado (resultado de um tratamento químico).

Atualmente é possível aprender a fazer coloração e estampagem de aluminio anodizado aplicado à joalharia nos workshops do projeto heartjoia, pode ver datas e informação sobre os cursos de coloração de aluminio anodizado em:

http://heartjoia.com/locais-realizacao-workshops

Na figura do lado esquerdo estão algumas das milhares de combinações possíveis em trabalhos de coloração na anodização. Este é um trabalho que pode ir de simples tingimento monocromático, à estampagem de infinitos padrões e cores que são possíveis na anodização.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *