Keum Boo, aplicação de folha de ouro sobre prata

Keum Boo é uma técnica Coreana antiga, mágica e surpreendentemente simples. Consiste na sobreposição de folha de ouro, sobre uma superfície de prata… por meio de calor e pressão. Para se aprender a fazer a técnica de keum boo passo a passo é necessário ter conhecimento de algumas técnicas e procedimentos específicos que permitem os melhores resultados na aplicação da folha de ouro sobre prata.

A aplicação de pequenos pedaços de ouro sobre superfícies de prata pode conferir a uma peça um requinte e magia inigualáveis. O contraste de brilhos do keum boo, na aplicação de folha de ouro sobre prata, dá vida e cria efeitos fabulosos valorizando uma jóia ao seu máximo.

Folha de prata e folha de ouro para keum BOO

Folha de ouro - keum booA técnica na sua origem, surgiu na Coreia, onde folhas de ouro de 24k eram usadas para decorar vasos de bronze e prata. Atualmente podem ser adquiridas folhas de ouro de 23.5k (kilates) e folhas de prata fina com diferentes espessuras para trabalhar esta técnica. Existem umas folhas de ouro e prata que normalmente se vendem, que não são adequadas para Keum boo, são demasiado finas e geralmente usam-se para talha dourada e outros tipos de aplicação em madeira e outros materiais. Estas folhas são demasiado finas e tendem a desaparecer quando aplicadas sobre superfícies de prata ou ouro.

As folhas de ouro para keum boo, são um pouco mais espessas que as folhas de ouro e prata mais comummente conhecidas, para além de não desaparecerem com a aplicação, dão uma imagem mais definida à peça à qual for aplicada. No entanto, existem diferentes espessuras de folha de ouro e folha de prata, pode-se assim experimentar várias espessuras que considerar-mos mais adequadas e comparar os resultados finais.

Keum boo, folha de ouro sobre prata, procedimentos e vantagens

A técnica de keum boo passo a passo, folha de ouro puro é ligada à superfície de outro metal puro como a prata fina, através de procedimentos

keum boo, folha de ouro

específicos. Isso produz um efeito de ouro muito rico em cor e brilhos, com um investimento reduzido em ouro. A simplicidade desta técnica torna esta técnica, uma forma fácil e barata de adicionar ouro aos trabalhos de joalharia em prata.

O ouro está ligado a prata através de uma ligação por difusão, um entrelaçamento de
moléculas onde os dois metais se encontram. Quando os metais puros são trazidos para o
temperatura correta, 260-370 ° C, as moléculas tornam-se mais agitadas e criam um ligação com chapa de prata facilmente quando a pressão é exercida. e assim, com a pressão, cria-se uma fusão permanente dos metais. Esta ligação por difusão ocorre muito abaixo da temperatura da solda na junção dos metais.
A prata 925, deve sofrer um processo de depleção por aquecimento repetido e sequente branqueamento ou decapagem antes que lhe possa ser aplicada a folha de ouro para a realização de Keum-boo. este processo remove os metais comuns a partir de uma liga, deixando uma camada de metal puro sobre a superfície.

 

Gold Foil, keum booPreparação do metal para Keum Boo, aplicação de folha de ouro sobre prata

É importante ter uma laminadora no atelier para fazer folha de ouro a partir de chapa, seja o ouro de 24k ou prata pura, são ambos possíveis de passar na laminadora. Possivelmente, ao passar as folhas na laminadora, irão endurecer, como sempre acontece ao metal quando é submetido a forças e pressão. A prata e o ouro podem se recozer, branquear e ser passados por agua corrente.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *