Fusão de metais, prata, ouro, cobre e latão

Fusão de metais, prata, ouro, cobre e latão

Normalmente as peças de joalharia são fabricadas utilizando sempre temperaturas abaixo do grau de fusão de metais utilizados na conceção de uma peça. Quando o grau de fusão de metais, como prata, ouro, cobre e latão é excedida os diferentes metais as superfícies dos diferentes metais vão-se fundir entre si. A técnica de fusão de metais, dá uma infinita gama de possibilidades criativas, na aplicação de chapas, com fios, com pequenos recortes de metal que sobraram de outros trabalhos, sendo assim, a fusão de metais uma forma de reciclagem e reaproveitamento de sobras de metais como a prata, ouro, cobre e latão.

Grau de fusão de metais, prata, ouro, cobre e latão

Grau de fusão dos metais, cobre, prata, latão e ouro

Cada metal tem um diferente grau de fusão, o que significa que os metais derretem a diferentes graus de temperatura. Por esse motivo quando se procede à fusão de metais, uns estabelecem uma resposta mais rápida do que outros. É sempre necessário ter muita atenção na distribuição do calor, caso queiramos obter um resultado homogéneo.

Depois de submetidos à fusão de metais, é necessário deixar fazer um arrefecimento espontâneo, natural para que o trabalho não se torne quebradiço. posteriormente colocar no branqueamento para limpar.  Neste processo de fusão de metais, possivelmente a superfície ganha poros, e por esse motivo deve ser neutralizado o ácido num banho de bicarbonato de sódio.

 Preparação do metal para se submeterem à fusão de metais

 

Fusão de metal, ouro, prata, cobre e latão

Todos os metais que forem fundidos devem ser completamente limpos de oxidações, gorduras, ou outras impurezas que possam ser um impedimento à fusão de metais. O processo de limpeza passa pelo recozimento e branqueamento ou decapagem. É essêncial que cada uma das peças de metal a ser submetida à fusão de metais esteja em pleno contato com a fase à qual vão estabelecer fusão, para que o processo ocorra com sucesso. caso as superfífies não estejam em perfeito contato, pode acontecer que os pequenos pedaços de metal sobrepostos a uma base fundam antes do tempo e formem uma bola em vez de fazer a fusão de metais.

Processo de Fusão de metal

Quando se procede à fusão de metal com metais de diferentes graus de fusão, é necessário igualmente muita atenção, estar sempre atento às reações de cada pequeno pedaço de metal e ter a perceção de quando todo o conjunto começa a reagir ao calor da mesma forma. No caso do ouro de 9 k (kilates) tem tendência a dissolver-se e espalhar-se sobre a superfície de prata.

É importante lembrar sempre a aplicação do fundente (tincal ou borato de sódio) para ajudar a evitar a oxidação dos metais e auxiliar a fusão de metais com sucesso.

Veja também:

Serrar metal com serra de ourives, arco de serra
Articulações para jóias com cravação de pedras
Truque de recozimento de fio de prata, ouro, cobre ou latão
Joalharia em acrílico, introdução
Cetegoria(s): Alternativas, Técnicas Tags: , , , , , ,

Deixe o seu comentário

Técnicas

Aprenda mais sobre as técnicas de fabrico de joalharia passo a passo, realize você mesmo os seus projectos e dê expressão ao seu potencial criativo.


Ferramentas

Aprenda a distinguir as diferentes ferramentas usadas no fabrico da joalharia e saiba mais sobre os materiais que pode usar nas suas criações.


Desenho

Aprenda a desenvolver o seu potencial criativo na realização de projectos de joalharia 3D e também de desenho técnico e ilustrativo à mão livre.


Curiosidades

Aprenda mais sobre Gemologia, História da Joalharia, Metalurgia e outros temas que irão enriquecer o seu conhecimento geral na área da Joalharia.