Reticulação em prata

A palavra reticulação significa “em forma de ramificações”, esta definição mostra um pouco o resultado visual apresentado no metal quando submetido a esta técnica utilizada em joalharia. Para a realização de um bom trabalho de reticulação em prata passo a passo, a superfície de uma peça de prata deve ter um ponto de fusão mais elevado do que o interior da peça.
Isto porque o efeito é conseguido através da superfície da prata, quando submetida a altas temperaturas cria ramificações e sulcos. O calor derrete o interior da prata, que flui como um líquido e a fina camada exterior da superfície não seja fundida, criando assim um aspeto rugoso.

Com a técnica de reticulação em prata, é possível obter texturas fascinantes sobre a superfície do metal, com a pratica na técnica de reticulação podem-se controlar as formas de distribuir o calor e assim obter padrões específicos.

endente prata reticulada

Elementos fundamentais no sucesso de uma reticulação sobre prata perfeita

O Tipo de maçarico, o ângulo de aplicação do fogo em direcção à superfície da prata, a distância a que é direccionado o calor, a temperatura, as movimentações dadas durante o processo de reticulação sobre a superfície de prata, a velocidade desses movimentos, estes são aspetos que têm uma enorme influência sobre os seus resultados obtidos no processo técnico de reticulação.

Reticulação de prata – depleção

Quando a prata pura é aquecida, não surgem quaisquer óxidos que interfiram e a peça mantém-se com uma aparência luminosa e brilhante. No entanto é possível fazer reticulação de prata 925 usando o processo de depleção (Recozimento e branqueamento 6/7 vezes) da prata antes de começar a técnica de reticulado.

Este processo de depleção ou “sangramento” remove os metais comuns de uma liga, deixando uma camada de metal puro, neste caso prata pura, sobre a superfície. Para que o processo de depleção da chapa de prata seja bem feito, é importante que o recozimento não exceda a temperatura de 600/650º, caso contrário o cobre ressurgira de novo na superfície da chapa de prata.

Reticulação, anéis

Este processo de depleção da prata, permite que a prata tenha um ponto de fusão do exterior da chapa de 960º e no interior da chapa o grau de fusão seja, 890º, ou seja inferior ao da superfície da chapa. Permitindo assim fazer a reticulação da prata, visto que o interior da chapa funde mais rápido do que a superfície, criando assim sulcos e texturas na superfície da prata.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *