Reticulação passo a passo

A técnica de reticulação em prata, possibilita a obtenção texturas fascinantes sobre a superfície do metal, com a pratica na técnica de reticulação podem-se controlar as formas de distribuir o calor e assim obter padrões específicos muito interessantes.

Processo de reticulação passo a passo

Na reticulação passo a passo, quando a prata pura é aquecida, não surgem quaisquer óxidos que interfiram e a peça mantém-se com uma aparência luminosa e brilhante. No entanto é possível fazer reticulação de prata 925 usando o processo de depleção (Recozimento e branqueamento 6/7 vezes) da prata antes de começar a técnica de reticulado.

Para que o processo de depleção da chapa de prata seja bem feito, é importante que o recozimento não exceda a temperatura de 600/650º, caso contrário o cobre ressurgira de novo na superfície da chapa de prata

Reticulação passo a passo

1 – Fazer a depleção da prata, ou seja Sete vezes Recozimento e branqueamento a prata tenha um ponto de fusão do exterior da chapa de 960º e no interior da chapa o grau de fusão seja, 890º, ou seja inferior ao da superfície da chapa.

2 – Dar Calor com um maçarico (há quem use 2 maçaricos, um grande e um mais pequeno, para este processo de reticulação passo a passo) sobre a chapa de prata. Quando estiver já bastante quente, de cor “vermelho” profundo, observar cuidadosamente a superfície até ela parecer estar a entrar e movimento e ver as particulas em agitação.

3 – Na reticulação deve-se usar o maçarico maior, ou de chama mais intensa para aquecer e manter a chapa toda à mesma temperatura e direcionar uma mais pequena para uma area pequena específica da chapa e movimentar a chama lentamente ao longo da chapa de prata em todo o seu comprimento.

4 – Continuar a observar os movimentos da chama mais pequena ao longo da superfície da chapa de prata enquanto se vai dando o processo de reticulação passo a passo. Manter sempre a chama do maçarico maior estável para manter a temperatura global da chapa homogénea.

Retirar a chama do local quando a superfície começar a ficar texturada, deixar arrefecer um pouco essa zona antes de arrefecer em água.

5 – Lavar a peça completamente  e coloca-la no branqueamento e pode-se em seguida neutralizar o acido mergulhando a chapa de prata numa solução de água com borato de sódio.

6 – Lavar a superfície depois com uma escova macia e pasta de pó de pedra pomos

Este é um processo de reticulação passo a passo em chapa de prata. No entanto podem existir outros métodos de reticulação e ainda assim obter excelentes resultados de texturas sobre chapa de prata. Como em todas as técnicas, a reticulação passo a passo requer alguma prática e perícia para que se consigam os efeitos mais espetaculares.

 

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *