Rebite invisível, usado no fabrico de jóias
Existem váriostipos de rebitesusados no fabrico de jóias, assim como rebite de cabeça,rebite de tubo e rebite invisível (de espigão) que é o que vamos abordar neste artigo.
É chamado rebite invisível (usado no fabrico de jóias) porque ambas as extremidades do rebite ficam completamente niveladas com a superfície rebitada. Se o rebite e a superfície forem do mesmo metal o rebite quase que se confunde com a superfície.
Este é um exemplo da utilização de um rebite invisível, na união de dois aros de prata a uma aliança cilíndrica de acrílico
1º Passo
Furar as chapas de prata, ouro, ou outro material usado. Usar usar com o Motor de suspensão (ou Dremel), umabroca que tenha o mesmo diâmetro do fio de prata ou ouro usado para rebitar.
2º Passo
Depois de furadas as duas chapas de prata, ouro (ou outro material que se pretender usar) usar com o Motor de suspensão (ou Dremel) uma fresa cónica para desgastar em cone o rebordo da chapa onde irá assentar uma das extremidades do rebite.
3º Passo
Depois de fresar o orifício onde irá assentar o rebite, coloca-se o rebite nos orifícios das chapas que se pretende rebitar e martela-se com a parte de trás de um martelo de pena até que a cabeça do rebite se vá forjando e assim preencher a parte cónica da chapa (onde foi fresada). Fazer este procedimento alternadamente nas duas extremidades do rebite.
Rebite encaixado nos furos das 2 chapas.
Martelar as 2 extremidades do rebite alternadamente
4º Passo
Limar o excesso de metal que ficar de fora do orifício da chapa para que fique nivelado com a chapa de prata.
Rebite depois de finalizado fica completamente nivelado com as superfícies das chapas ou placas que estão a ser rebitadas
Este é o procedimento usado para a realização de um Rebite invisível, usado no fabrico de jóias.
Veja também como fazer o rebite de tubo e rebite de cabeça